segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O que são os laboratórios pedagógicos?

LABORATÓRIOS PEDAGÓGICOS

Ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem, sempre se criticou a enorme
valorização que a teoria (conteúdo) exerce sobre a prática (realidade). Nos cursos de formação
docente, esta constatação aparece nas pesquisas que tratam sobre as dificuldades daqueles
que, pela primeira vez, assumem o desafio de uma sala de aula real. O Estágio realizado durante
o processo de formação é sempre supervisionado e acompanhado pelo professor titular. No
entanto, após a formatura, as observações feitas, as aulas assistidas, os relatórios e as atividades
discentes servem de subsídio teórico (igualmente importante e necessário no processo de
formação) que acabam por não responder, satisfatoriamente, às questões do cotidiano escolar.
Ao se conceber o espaço dos laboratórios pedagógicos dentro da nova proposta
curricular de formação de professores, espera-se aproximar a prática à dimensão teórica, para
conhecer e refletir melhor sobre o fazer docente. Todavia, naturalmente, este hiato só será
transposto com a experiência e a vivência docente. O que se pretende, na verdade, é inaugurar
um espaço coletivo de discussão e debate permanente sobre os processos que envolvem o
ensino-aprendizagem.
Por “Laboratórios Pedagógicos”, entendem-se:
a. Espaços que buscam promover as aproximações entre a fundamentação teórica e a
prática pedagógica;
b. Espaços que promovem vivências em projetos interdisciplinares enquanto parte
integrante da área pedagógica;
c. Espaços de criação de oficinas e materiais pedagógicos;
d. Elaboração de um portfólio, constituído pelo registro das atividades propostas nos
laboratórios (planejamento, relatos, fotos, avaliações etc).

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